A Teoria das Inteligências Múltiplas e o Desenvolvimento Infantil

Você provavelmente está ciente dos testes de QI para crianças, mas você sabia que existem na verdade 8 inteligências múltiplas identificadas desde a infância? 

Isso porque a Teoria das Inteligências Múltiplas vai além da visão tradicional de inteligência. Em vez disso, analisa a inteligência como uma série de fatores individuais e aptidões únicas.

Assim, de acordo com a teoria, as crianças se beneficiam das várias maneiras possíveis de se envolver com conteúdos intelectuais, motores e criativos. Logo, desde cedo podem aprender a expor suas opiniões e análises com mais autonomia e assertividade.

Portanto, é possível ser extremamente talentoso em uma área do conhecimento, enquanto está na média ou mesmo abaixo da média em outra área. Dessa forma, nossa inteligência pode abranger diferentes processos cognitivos e habilidades. 

Por isso, é essencial que pais e educadores possuam conhecimento sobre os múltiplos tipos de inteligência. Sendo assim, podemos garantir que o potencial máximo das nossas crianças será atingido. 

No artigo de hoje vamos abordar a Teoria das Inteligências Múltiplas, e como ela pode melhorar o processo de aprendizagem e educação do seu filho.

O que é a Teoria das Inteligências Múltiplas?

Desenvolvida pelo psicólogo americano Howard Gardner, a Teoria das Inteligências Múltiplas surge no final do século XX. Assim, foi influenciada pelo interesse do autor na construção e avaliação da inteligência.

Dessa forma, com base nas teorias construtivistas de Jean Piaget, a teoria das múltiplas inteligências é um conceito que descreve como cada ser humano demonstra capacidades cognitivas únicas.

O estudo surge pelo questionamento da eficácia do teste de QI, uma vez que o mesmo busca quantificar a inteligência utilizando os mesmos parâmetros para todos. Entretanto, para Gardner, cada indivíduo é único, apresentando diferentes tipos de inteligências e aptidões.
Um exemplo simples: alguns alunos da mesma turma vão bem em avaliações de matemática e outros não. Portanto, se considerarmos o pensamento tradicional das inteligências, diríamos que os que vão bem são mais inteligentes que os que tiveram pior desempenho.

Porém, a teoria das múltiplas inteligências tenta desmistificar essa visão. Ao quantificarmos todos da mesma forma, desconsideramos que os alunos possuem aptidões diferentes.

Desse modo, é possível que esses mesmos alunos que foram mal em matemática, tenham um excelente desempenho em atividades envolvendo artes ou escrita. 

Quais são os tipos de inteligência?

A Teoria das Múltiplas Inteligências estabelece que existem oito tipos diferentes de inteligência, todas de alguma forma interligadas. No entanto, na maioria dos casos, cada indivíduo desenvolve apenas uma ou duas delas plenamente durante a vida.

Isso não significa, entretanto, que o indivíduo seja incapaz de executar tarefas de diferentes tipos de inteligência que não as suas. Contudo, apresenta mais facilidade para algumas do que para outras.

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