Study

3 métodos simples para aprender mais e melhor

Rafaela Amiz
31 de agosto, 2021
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Aprender mais e melhor

Quando se trata de olhar para os avanços tecnológicos dos últimos anos e como o mundo do trabalho tem mudado, é imprescindível o investimento em estudos, cursos, palestras e demais formas de aprendizagem e crescimento profissional.

Com isso, é também preciso técnica, disciplina e planejamento para conseguir organizar a rotina de forma equilibrada e eficiente. Pensando nisso, trouxemos para você 3 métodos que podem facilitar a sua jornada de estudos e auxiliar na organização do seu cronograma.

Métodos simples para aprender
Métodos simples para aprender

Método Pomodoro

Este formato visa a concentração na atividade escolhida por blocos de tempo, que intercalam entre os 25 minutos exercendo a atividade escolhida e realizando pausas de 15 minutos.

Para realizar este método, você utiliza apenas um cronômetro para acompanhar o tempo, que pode ser sempre adaptado ao que melhor funciona para você.

Inspirados nesse método, atualmente há muitos influencers que utilizam de plataformas online de lives para realizarem os chamados sprints. Através de blocos de tempo cronometrados para o foco nas atividades e interação nos minutos de descanso, o público alvo e o mediador se unem para realizarem as tarefas desejadas.

Mapa Mental

Para quem precisa de um método mais visual para seus estudos, o mapa mental foca em categorizar e simplificar o assunto desejado através de cores e palavras-chave.

No centro de uma folha ou documento digital, coloque o assunto central. Em seguida, os subtópicos são adicionados e por último, as informações mais relevantes sobre este assunto.

Ao utilizar este formato, é importante diferenciar o tamanho de fonte e cores de cada um dos subtópicos para melhor fixação da aprendizagem, bem como o uso de imagens e ícones. O site Canva, por exemplo, possui diversos modelos que podem ser adaptados conforme o seu estudo.

Como aprender melhor
Como aprender melhor

Auto explicação

Você, provavelmente, já pode ter ouvido falar que a melhor forma de aprender algo é ensinar este assunto a alguém. Pensando nisso, considere fazer explicações a si mesmo sobre o conteúdo que está estudando ou para um público imaginário no espaço que utiliza.

Se houver essa possibilidade, pergunte a um conhecido ou familiar se gostaria de saber um pouco sobre o assunto que está conhecendo e o explique. A ação de ensinar cria, de forma inconsciente, métodos de recordação e organização que facilitam o processo de aprendizagem para aquele que toma o papel de “professor”.

Lembrando sempre que todo método pode ser adaptado e repensado conforme as demandas da rotina de cada pessoa. Gostou das nossas dicas? Conhece mais métodos e formas que podem contribuir para um aprendizado mais eficaz? Conta para a gente nos comentários.

Gostou do artigo? Acesse nosso blog para mais conteúdos