Work

Como ter mais tempo para seus filhos sem deixar o trabalho de lado?

Rafaela Amiz
06 de agosto, 2021
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Como ter mais tempo para seus filhos, sem deixar o trabalho de lado?

Para você que é mãe, pai ou responsável por crianças e precisa trabalhar, seja se deslocando de casa ou através do home office, com certeza já se perguntou se estava conciliando a rotina da melhor forma possível. Ou ainda: quando sente que está indo tudo bem no trabalho, as coisas não vão bem com seus filhos e vice-versa. Não é fácil equilibrar demandas que exigem tanta atenção, mas não é impossível e nesse texto, viemos te dar algumas dicas. Lembrando sempre que tudo pode ser adaptado conforme sua rotina ou necessidades.

Como ter mais tempo para seus filhos, sem deixar o trabalho de lado?
Como ter mais tempo para seus filhos

Rotina

Primeiramente, vamos falar daquela que é dolorosa para alguns, amada por outros mas necessária para todos: a rotina. É impossível ter o mínimo de organização sem que haja delimitação de atividades através de um roteiro para o seu dia, planejando e realizando a gestão do seu tempo da maneira mais adaptada ao que é possível para você. Além de te beneficiar, auxilia a diminuir a ansiedade e o estresse de seus filhos que, por sua vez, se habituam com cada uma das tarefas a serem realizadas, seja na escola, realizando atividades extracurriculares ou em casa. Os combinados e fotos da rotina são excelentes formas de dinamizar essa forma de organização.

Conversa

Tão importante quanto a rotina é a comunicação. Para saber se o planejamento estipulado está de acordo com a realidade de cada integrante da família é preciso se reunir para que cada um expresse quais são suas opiniões, sugestões e dúvidas sobre o andamento dos roteiros estabelecidos. É importante que seus filhos sejam ouvidos e possam também participar da organização da rotina familiar para criar um senso de coletivo em casa e exerçam a responsabilidade de colaborar com os combinados, horários e regras. O diálogo para compreender o que auxilia e o que atrapalha na rotina entre trabalho e filhos é essencial, tanto com eles quanto com as pessoas que fazem parte do seu dia a dia, cuidado e educação.

Motivação

Sem motivação é impossível que as coisas fluam. Quais são as razões pelas quais você vive? O que te inspira a acordar todas as manhãs? É importante considerar seus motivos pessoais que vão além da família e olhar para si como indivíduo com vontades, desejos e necessidades a serem trabalhadas. Muitos tutores se sentem culpados em pensar que suas vidas precisam ir além do cuidado com os filhos e isso é extremamente necessário. Trace planos, faça lista das coisas que deseja fazer para si, conheça um novo hobby… São inúmeras possibilidades que em suma significam uma coisa: trazer mais objetivos e formas de olhar para a sua trajetória.

Como dar mais atenção para os filhos
Como dar mais atenção aos filhos

Saber separar demandas

É muito comum que com o estresse do cotidiano, problemas a serem resolvidos e agendas cheias, entre outras questões, uma palavra dura seja dita, o tom de voz fique mais alto e situações de desconforto aconteçam em casa devido a demandas que não são da casa. Isso é normal, todo ser humano é passível de erro, mas é importante fazer o exercício da separação de demandas emocionais: o stress profissional fica no trabalho, as questões amorosas são resolvidas com o cônjuge e o que precisa ser resolvido em família é conversado em casa. Por mais difícil que seja, é preciso saber onde cada demanda necessita de atenção para que as relações em família não sejam atingidas por fatores externos e não causem danos no convívio.

Descanso

Para que todos os outros passos possam acontecer de forma eficaz é imprescindível saber o momento de descansar e até mesmo delegar tarefas. Seja um passeio pelo parque, um jantar diferente em família, noite de jogos ou aquela macarronada no domingo, nenhuma rotina é possível sem repor as energias. A rapidez dos dias e a ansiedade em estar sempre conectado, muitas vezes, traz a ilusão de que o descanso não é produtivo. Mas de que maneira será possível contribuir com a trajetória de seus filhos se você não olhar um pouco para o presente? Repense sobre seus hábitos e dê de presente um descanso em família.

Esperamos que através desse artigo você consiga voltar os seus olhos para as pequenas atitudes corriqueiras e que por meio da adaptação e equilíbrio, sua rotina passe a funcionar de forma cada vez mais eficaz e viável a todos os integrantes da família. Tem alguma dica adicional? Deixe nos comentários e não esqueça de enviar esse texto para mais pessoas!

Gostou do artigo? Acesse nosso blog para mais conteúdos